CRIAÇÃO DA PARÓQUIA
A Paróquia foi fundada em 01 de outubro de 1981 através do Decreto nº 1.163/81, expedido pelo Eparca Dom Efraim. A 1ª igreja construída, em madeira, data do ano 1967. A 2ª Matriz – atualmente em construção, em alvenaria, data do ano 2002-2003.
HISTÓRIA DA PARÓQUIA UCRANIANA DE CASCAVEL
OS UCRANIANOS NO PARANÁ
Vários foram os motivos que levaram o povo ucraniano a emigrar para terras distantes. As más condições socioeconômicas do final do século XIX, sem dúvida contribuíram muito para este novo desafio. Deixar para trás os entes queridos, a pátria amada, as tradições, a cultura, enfim, um conjunto de representações de mundo que dava sentido e segurança ao seu vivido, certamente deixou marcas profundas, influenciando significativamente na nominação dos imigrantes ucranianos.
“… chorávamos e sentíamos saudades da querida terra, a qual nós nunca esqueceremos, embora aqui viveremos e morreremos…” (O grilo. Ano 47 nº 205 junho-setembro. 1992 p. 13. Tradução do ucraniano).
A historiografia paranaense faz pouca ou quase nenhuma menção sobre a imigração ucraniana. Talvez por considerar um contingente de imigrantes pouco expressivo ou por considerá-la de pouca relevância no contexto socioeconômico paranaense. O Pe. Valdemiro Haneiko manifesta sua repulsa às expressões de alguns cronistas que, segundo ele, tentaram denegrir o trabalho dos imigrantes ucranianos. Para estes cronistas a contribuição do povo ucraniano para o progresso do país foi insignificante. Entretanto, para Haneiko, faltou uma análise mais séria deste povo e um estudo do espaço geográfico que ocuparam. Apesar dos problemas enfrentados no início da imigração, conclui o Pe. Valdemiro, o ucraniano é um povo heroico, batalhador e que venceu os desafios, tendo hoje pessoas de destaque na sociedade brasileira.
Segundo alguns estudiosos ucranianos houve basicamente três etapas da imigração ucraniana para o Brasil. A 1ª etapa do final do século XIX até a 1ª Guerra Mundial; a 2ª no período de entre guerras e a 3ª após a 2ª Guerra Mundial. Em 1891 as primeiras levas de imigrantes ucranianos chegam ao Estado do Paraná. Presume-se que em 1897 já havia mais de 20 mil ucranianos no Estado. Estabeleceram-se primeiramente nos arredores de Curitiba e nos anos seguintes em Prudentópolis e Marechal Mallet.
Muitos no início pensavam e retornar à Ucrânia, mas aos poucos foram se adaptando por aqui mesmo. Aos poucos foi aumentando o número dos ucranianos aqui no Brasil e assim eles formaram suas colônias, para poderem manter viva a língua ucraniana, suas tradições religiosas e folclóricas.
O sinal visível da vida ucraniana sempre foi a construção de uma igreja, onde pudessem reunir-se e louvar a Deus em seu próprio rito. A vida da comunidade era construída ao redor da igreja, mantendo-se unidos.
HISTÓRICO DOS UCRANIANOS DE CASCAVEL E REGIÃO
Os primeiros ucranianos chegaram a Cascavel, mais precisamente em Centralito, na década de 40. Em 1945 chega de Santa Catarina a família Kachuba. Já a família Hotz chega em 1949, proveniente de Prudentópolis, e em 1962, a família do Sr. Nicolau Gilnek se estabelece nesta cidade.
Vieram a procura de melhores condições de vida e trabalho. Junto trazem, a cultura, as tradições ucranianas e principalmente a religião. A religião, o rito e as tradições aparecem como necessidade vital, como algo que dá sentido ao mundo ucraniano. Por isso não mediram esforços em solicitar a vinda dos sacerdotes para a celebração da missa e posteriormente a construção da igreja na Comunidade. As missas a princípio eram rezadas nas casas dos imigrantes.
Desde 1940, a Comunidade vem recebendo auxílio espiritual por parte dos sacerdotes, com suas visitas periódicas. Desta data até 1951, as famílias se reuniam nas casas dos ucranianos, onde recebiam os sacramentos e a formação catequética, por parte dos próprios leigos e sacerdotes. Em 1966 foi construída primeira igreja ucraniana em madeira, em Cascavel, sob a liderança do Padre Pedro Baltzar, OSBM. Desde 1977 empenhou-se em organizar a Paróquia e em 1980 foi construída a casa paroquial. Inicialmente, ou seja, desde 1950 até 1959 pertencia à Paróquia de Pitanga. Desde 1960 até 1976 pertencia à Paróquia de Campo Mourão. A Paróquia foi criada com decreto datado do dia 01 de outubro de 1981, por Sua Excelência o Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM. Entre os anos 1991 e 1996 foi construído o Pavilhão de festas, no pátio da Igreja. Também em 1984 foi construída a Casa das Irmãs Sevas de Maria Imaculada, ao lado da Igreja Matriz.
PRIMEIRA IGREJA (1966)
A igreja de Cascavel foi construída no final da década de 60. No dia 12 de janeiro de 1969, foi inaugurada a Igreja Ucraniana em Cascavel. A partir de 1964 a missa era rezada na casa do Sr. Miguel Zdebski. Posteriormente com o aumento da comunidade as missas eram celebradas na capela das irmãs de rito latino no Cascavel Velho. No dia 30 de janeiro de 1966, foi celebrada a 1ª missa na capela das irmãs servas de Maria Imaculada. Os padres basilianos atendiam espiritualmente a comunidade, vindos de Campo Mourão.
CONSTRUÇÃO DA NOVA IGREJA (2001)
Em 2001 foi demolida a então igreja de madeira, que se encontrava em precárias condições de uso e segurança para dar início à construção uma igreja nova, em alvenaria, dentro das características e estilo no Rito Bizantino-Ucraniano, com 5 cúpulas. No dia 01/12/2001 deu-se a benção e lançamento oficial da pedra fundamental, já com o alicerce pronto, na época.
ENDEREÇO
Rua Mato Grosso nº 373 - Bairro São Cristóvão - Cep: 85813-020 - Cascavel-PR
CAIXA POSTAL
Numero 371
TELEFONE
(45) 3227-3782
Programçaõ não informada, e se e aberta ao público
Fonte: https://metropolia.org.br/eparquia/cascavel/