Brotas foi a primeira denominação que o município de Acorizal recebeu. Em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, imagem trazida por uma família de origem portuguesa, segundo a tradição local. Outra versão diz que durante uma pescaria no Rio Cuiabá, os pescadores encontraram a imagem da santa enroscada numa rede.
Em 25 de agosto de 1833, através de Lei Provincial foi criado o Distrito Faroquial de Nossa Senhora da Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. O desenvolvimento comercial deu destaque a Brotas. Na região se desenvolvia bem a cana e vários engenhos produziam a rapadura, o açúcar e aguardente, produtos comercializados em Cuiabá.
A denominanção Brotas chegou a avançar pelo século XX dando ensejo a que a Comissão Rondon, que dali partiria estendendo um ramal telegráfico, inserisse esse nome em seu mapas cartográficos de Mato Grosso.
Em 26 de Outubro de 1938, através do Decreto-Lei Estadual nº 208, que definiu nova Divisã Territorial do Estado de Mato Grosso, o nome brota foi substituido por Acorizal, em menção a quantidade e palmeira acori existente na região. O município recebeu o nome Acorizal dia 2 de dezembro de 1953, através da leis estadual nº 691.
CREDITOS: Mato Grosso e Seus Municipios, João Carlos Vicente Ferreira - Cuiabá Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM Data da Publicação: 18/01/2008
Fonte: www.seplan.mt.gov.br
Fonte: mapacidade fotos